sexta-feira, 18 de julho de 2008

Á procura da Razão de tudo isto ...

“Oh mãe que dia é hoje ?”
Esta pergunta quando estou casa , prova distracção ou outra coisa qualquer . Mas aqui dentro é penosa essa pergunta. Aqui perco a noção dos dias , perco a noção daquilo que já passou e só me vem á ideia aquilo que ainda tenho que passar .
Eram quinze dias , chegado ao grande dia 8 de Julho , o meu sorriso enorme em sair finalmente , vem o médico e diz “É melhor os vinte e um dias” e eu
“Ok” . Se era mesmo p´ro meu bem , eu acredito e tenho plena confiança neles.
Chega então o dia 16 de Julho , era mesmo o dia ideal , vem o medico com uma daquelas noticias que caem na nossa vida como uma bomba .
“Ana Filipa vais ter uma consulta em Lisboa , p’ra seres avaliada p’ro transplante” .. Ui , nesta altura não sabia se devia sorrir porque quando o fizer vou ficar melhor ( apesar de não curada ) ou se devia chorar e revoltar-me porque tudo isto e
stá a ser tão rápido. É uma confusão , é tudo ao mesmo tempo . Não vou embora e ainda tomo conhecimento de tudo isto.
E então são mais dois dias e vou p’ra c
asa (pensava eu) . Mas foram os dois dias mais cansativos e dolorosos. Andei de lado p’ra lado , dentro do Maria Pia, no Sto António , na clínica do SMIC . Correrias de exames , tac’s , rx’s , heemogramas , gasimetrias , ecografias … tanta coisa , e as veias que nem p’ra tirar sangue agora são “competentes” . As mãos pisadas e inchadas são o meu normal , nem com o Tété ( nome fofinho p’ro meu cateter central ) me dá descanso .
Chegado o dia 18 de Julho , depois de tantas recusas de alta , de tantas desilusões , pensei mesmo que era hoje … mas não … mais uma vez , não … Só vou p’ra Lisboa 3ª feira , são mais cinco dias e sem a certeza de quando voltar terei alta .

Será p’ro meu bem ? Os médicos dizem que sim .. e eu quero mesmo acreditar nisso.
Será que vale a pena ter as mã
os pisadas , os braços inchados , dores e este cansaço ? Os médicos dizem que estamos num bom caminho … E eu quero mesmo acreditar nisso !

Nos últimos dias tem sido complicado manter a Filipa com garra , coragem e vitoriosa .. Por vezes esquecem-se que também sou uma pessoa , normal .. choro , tenho momentos de revolta , momentos que não sei se vale a pena tudo isto , momentos que quero mesmo parar e desistir.

Mas é nestes momentos que os amigos aparecem e fazem-me voar …
Fazem-me acreditar que tudo vai mudar e o dia de “amanhã” vai ser melhor.
Agora é esperar que seja mesmo na 3ª feira (:

E a Filipa , está a renascer … A força de cada um , a coragem e a amizade está a ser a razão de tudo .
Porque neste momentos , vocês , os amigos são a Razão …
E por vocês é que afirmo com vontade:
“ Vale a pena sempre , só por vos ter ao meu lado (‘: “

Adoro-vos imenso mesmo *

2 comentários:

Eli disse...

Por vezes vamos buscar forças onde numa altura achámos que nao havia mais nada para dar .
A coragem nem sempre é fácil de manter e o sorriso às vezes desaparece, uns chama-lhe fraqueza ..eu chamo-lhe condiçao humana.
Força.
*

Filipa disse...

hoje ja ganhei o dia... è deslumbrante ver a força e a coragem que è vivida nesta pequena grande mulher... a força e a coragem são a base de tudo para viver feliz... por isso, eu ja sou fã da Ana Filipa ;)força...